Ordem de aplicação de produtos de cuidado da pele

terça-feira, junho 20, 2017

Quando comecei a usar produtos de cuidado da pele tenho que confessar que não tinha a certeza da ordem pela qual havia que aplicá-los e com a quantidade que há pode ser complicado saber como e quando usá-los. Com o tempo fui aprendendo e hoje tenho a minha rotina que venho partilhar convosco. 
O principal e básico é limpar, hidratar e proteger a pele, tudo o resto são adições à rotina principal. 


Manhã: 

Limpar a pele: neste momento estou a usar dois productos, ambos da Yves Roche: o gel de limpeza refrescante da gama Hydra Vegetal e o gel de limpeza da linha Pure Calmille. Não são agressivos com a pele e normalmente uso o gel de limpeza da Pure Calmille de manhã e o da gama Hydra Vegetal à noite. 


Tónico: o tónico (se usarem) deve ser aplicado depois da limpeza da pele. Eu uso o tónico da linha Pure Calmille da Yves Roche (já vos falei dele num post anterior aqui no blog). 

Sérum: se usarem sérum durante o dia, devem aplicar antes do vosso hidratante e dependendo das vossas necessidades podem até misturar vários tipos de séruns. Particularmente não uso nenhum na minha rotina diária, embora tenha curiosidade por experimentar alguns. 

Cremes para zonas específicas: esta é a altura para aplicar o creme de contorno de olhos ou cremes com vitamina C. Devem ter em atenção se o creme de contorno de olhos deve ser aplicado só na parte inferior do olho ou se pode ser aplicado em todo o contorno. Neste momento estou a usar o Eye Candy da Kaeso (também já falei sobre ele aqui no blog) para o contorno de olhos.  

Creme hidratante: o creme hidratante de dia vai depender do vosso tipo de pele, normalmente tem uma textura mais ligeira e para mim deve ter também factor de protecção solar. Em caso negativo, após o creme hidratante há que aplicar protector solar. Neste momento estou a usar um creme hidratante diário da marca Cien - Lidl e o único ponto negativo é a falta de SPF (o que ele tem é demasiado baixo), por isso tenho que usar protector solar e normalmente não uso menos de SPF30. 



Noite: 

Desmaquilhante: se usarem maquilhagem, antes de usar o gel de limpeza há que desmaquilhar a pele para garantir que ao limpar não ficam restos de maquilhagem. Se usarem produtos à prova de água (máscara de pestanas) há que usar um desmaquilhante bifásico ou se não tiverem podem sempre usar azeite. Pessoalmente tenho um desmaquilhante para o rosto e outro para os olhos. Se usarem água micelar também há que lavar o rosto em seguida. 

Limpeza: podem usar a mesma rotina que durante a manhã. 

Tónico: o mesmo que para a rotina de manhã e se tiverem tónicos com funções específicas (aclarar manchas de pele por exemplo) devem ser usados à noite. 

Serúm: se usarem séruns com funções específicas ou com uma fórmula mais forte também devem fazê-lo à noite e se usarem mais que um, devem aplicar do mais leve para o mais forte.

Óleo: os óleos, pela textura, devem ser usados à noite, embora também possam ser aplicados antes do protector solar na rotina de manhã. Pessoalmente uso o meu só à noite e muitas vezes uso só o óleo e salto o hidratante. 

Creme hidratante: normalmente o creme hidratante de noite é mais "rico" que o de dia e por norma os cremes específicos (despigmentantes ou anti-envelhecimento) devem ser usados nesta altura em que a pele se regenera. 

Para além destes productos, podem usar-se máscaras específicas para hidratação ou limpeza. Por uma questão de tempo costumo usar à noite e durante o fim-de-semana. Se forem máscaras hidratantes devem ser usadas depois da limpeza de pele. 

Espero que este post seja útil para a vossa rotina diária de cuidado facial. 

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

INSTAGRAM

Subscribe