Acne e manchas na pele - Why mmeee???

domingo, julho 10, 2016

Hoje venho falar-vos de manchas na pele. Durante a adolescência nunca tive acne para além de alguma borbulha esporádica e na altura considerava-me uma sortuda. Mal sabia eu que ia aparecer mais tarde, “depois de velha”, como diz a minha mãe. Na realidade não tenho muitas borbulhas, mas as que aparecem deixam pequenas marcas mais escuras na pele, principalmente na zona da testa, junto à raiz do cabelo e no queixo.



Porque é que isto acontece? Bem, o acne pode surgir por várias razões:
  • Propensão genética,
  • Stress,
  • Desequilíbrios hormonais,
  • Produção excessiva de sebo pela pele que origina um ambiente favorável à propagação de bactérias,
  • Alguns tipos de medicamentos.

Para além destes factores existem outros que embora não estejam directamente ligados ao aparecimento de acne o podem agravar. Por exemplo:
  •       Uma alimentação demasiado rica em hidratos de carbono,
  •       Fumar,
  •       Uso de produtos de cuidado da pele ou maquilhagem que não deixa os poros respirar,
  •      Incorrecta limpeza da pele.

Porque é que aparecem manchas escuras na pele?
São o resultado de um processo chamado hiperpigmentação pós-inflamatória. A hiperpigmentação ocorre por um aumento da produção de melanina, pigmento produzido pelos melanócitos e que dá cor à pele. Após um processo inflamatório na pele (uma borbulha por exemplo) a produção de melanina é activada nessa zona deixando manchas que variam de tonalidade (rosa, vermelho, castanho e até negro) segundo a cor da pele e o grau de inflamação e que permanecem após a recuperação da lesão. Uma vez que a produção de melanina é activada pelo sol a hiperpigmentação normalmente aparece em zonas mais expostas.

Pânico! As manchas vão ficar na pele para sempre? 
Normalmente as manchas causadas por hiperpigmentação pós-inflamatória não causam cicatrizes na pele e desaparecem com o tempo e sem recorrer a tratamentos embora possam demorar bastante (entre 3 a 24 meses). As minhas acabam por desaparecer e efectivamente algumas são mais rápidas que outras. Se não quisermos esperar tanto, porque as manchas são inestéticas e ninguém gosta de andar com marcas na cara, podemos dar uma ajudinha e acelerar o processo. Para isso podemos recorrer a tratamentos específicos como os peelings químicos e técnicas de laser ou luz leve pulsada. É recomendável consultar sempre um dermatologista antes de recorrer a estas técnicas!
Podemos usar cremes com produtos específicos para clarear e uniformizar o tom da pele e consequentemente diminuir a cor das manchas. Os produtos mais usados para clarear a pele são:
  •  Vitamina C e derivados: são relativamente eficazes e normalmente usam-se em conjunto com outros ingredientes activos,
  • Ácido retinóico: é bastante eficaz mas apresenta efeitos secundários como irritação da pele e aumento da sensibilidade da pele ao sol (fotossensíveis) o que aumentaria o problema da hiperpigmentação. Por isso não devem ser usados no Verão ou durante períodos longos de exposição solar. Também não deve ser usado durante a gravidez,
  • Ácido glicólico: normalmente é usado em peelings químicos e em cremes tópicos para tratar a hiperpigmentação,
  • Ácido kojico: é um ingrediente natural obtido a partir do saquê, mas a sua utilização foi posta em casa em alguns países devido à sua acção como inibidor da produção de melanina,
  • B-resorcinol: tal como o ácido kojico é um inibidor da produção de melanina.
Todos os productos que são “anti” qualquer coisa deixam-me sempre de pé atrás. A produção de melanina é uma forma natural de protecção da pele e sinceramente, salvo em casos excepcionais em que haja recomendação médica, a inibição da sua produção parece-me algo excessivo.
   Como já disse as minhas manchas na pele tem tendência a desaparecer com o tempo embora demorem e o único creme que usei até agora para fazer com que elas desaparecessem foi o Corrector Anti-Manchas Hidratante Diário Uniformizador daGarnier e a experiência foi boa porque notei que elas ficaram menos visíveis ao fim de algum tempo de uso. 



Este creme tem como agente activo a vitamina C e pode ser usado como creme hidratante de dia ou de noite. Devido à oxidação da vitamina C a cor do creme pode mudar de branca a castanha, mas isso é um processo normal e não significa que o creme esteja estragado.
Pontos importantes para evitar ou diminuir a hiperpigmentação:
  • Tentar não espremer as borbulhas porque isso só vai aumentar a inflamação,
  • Esfoliar e limpar correctamente o rosto usando produtos adequados a cada tipo de pele,
  • Usar protecção solar. Este é um factor essencial para evitar as manchas porque como já referi, a produção de melanina é activada pela exposição solar e isso pode aumentar os sintomas. Usar um factor elevado e renovar várias vezes o creme ao longo do tempo. Usar protecção solar não significa que não vamos ficar bronzeadas, só que isso vai acontecer de forma mais controlada.
  • Não usar agentes anti-manchas fotossensíveis.
  • Não esperar resultados imediatos. A diminuição das manchas e o eventual desaparecimento não vai acontecer do dia para a noite especialmente se elas forem grandes e escuras, por isso persistência é a palavra-chave.
  • Nem todos os produtos funcionam de forma igual para toda a gente. Por isso se virem que ao fim de algum tempo não conseguem resultado, experimentem outro tipo de producto.


You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

INSTAGRAM

Subscribe