Face Mapping

segunda-feira, outubro 24, 2016

Hoje venho falar-vos de uma técnica que vos pode ajudar a evitar aquelas borbulhinhas irritantes que aparecem do nada e que se chama face mapping ou mapa facial.
O face mapping tem como base tanto ensinamentos da medicina Ayurveda como da medicina tradicional chinesa que acreditam que, tal como os nossos olhos são o mapa da nossa alma, o rosto é o mapa dos nossos órgãos. Sim, meninas, podem ver o reflexo dos vossos fígados nas vossas bochechas… Não, agora a sério. Segundo o face mapping aquilo que afecta os nossos órgãos internos replete-se no maior órgão de todos, a pele, especialmente no rosto. O face mapping conecta diferentes zonas do nosso rosto com determinados órgãos ou partes do corpo, indicando quais os possíveis problemas internos que podemos ter e como solucioná-los.
Antes de descartarmos esta teoria, paremos para pensar que um dos sinais de problemas no fígado é o aumento de bilirrubina (o fígado é responsável pela degradação desta molécula que circula no sangue) que se manifesta pelo aparecimento da cor amarela nos olhos e pele.
Com base nestes princípios esta técnica divide o rosto em diferentes áreas segundo os problemas aos quais podem estar associados:




1 – Testa:
Segundo a medicina Ayurveda esta zona é “comandada” pelo dosha Vata que é a força principal do corpo e está ligada ao fígado e à vesícula. Problemas (borbulhas ou irritações de pele) nesta zona podem estar associados ao stress e consumo de alimentos processados ou com muita gordura.

2 – Borbulhas ou linhas verticais entre as sobrancelhas:
Esta zona está ligada ao fígado e baço e linhas verticais de ambos os lados podem significar emoções reprimidas. Borbulhas nesta zona podem indicar que estamos a beber ou fumar em excesso ou que estamos a ingerir alimentos com alto teor calórico como queijo e manteiga. Solução: dormir mais e melhor, reduzir a quantidade desses alimentos e fazer mais exercício.

3 – Contorno dos olhos:
Inchaço e olheiras nesta zona, para além de indicar falta de sono e descanso podem estar relacionadas com problemas na função renal, por isso bebam muita água.

4 – Nariz:
Esta zona está ligada ao dosha Pitta (regido pelo elemento fogo) e relaciona-se com os pulmões e coração. Borbulhas nesta zona podem indicar pressão arterial elevada. Solução: aumentar a ingestão de alimentos ricos em ómega-3 e 6 como abacates e nozes e aumentar também o consumo de vegetais e frutas.

5 – Maçãs do rosto:
O lado direito das maçãs do rosto está conectado aos pulmões. Problemas nesta zona podem indicar que os nossos pulmões precisam de uma ajudinha, por isso devemos cortar no tabaco e fazer exercícios de respiração para os fortalecer. Borbulhas nesta zona podem também indicar que estamos a ingerir demasiado açúcar, por isso nada de exagerar nos doces.
Borbulhas nas maçãs do rosto podem também ser sinal de ar contaminado e poluído enquanto que sinais de descoloração da pele nesta zona pode ser devido a uma baixa absorção de nutrientes.

6 – Boca:
A área da boca, como não podia deixar de ser, está ligada ao sistema digestivo. Para solucionar o problema de borbulhas indesejadas nesta área, devemos aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras e cortar nos fritos.
Para além disso, manchas de cor castanha nos lábios podem ser sinal de problemas nos intestinos enquanto lábios descolorados podem ser sinal de anemia. Solução: ingestão de alimentos ricos em ferro, como os vegetais de folha escura.

7 – Queixo:
Borbulhas nesta zona, normalmente estão associadas a desequilíbrios hormonais e/ou stress. Por isso é mais habitual ter borbulhas nesta zona quando estamos perto da menstruação.

E agora, será que esta técnica funciona?
Falando do meu caso, realmente costumo ter borbulhas na zona do queixo quando estou perto da menstruação e como sofro de endometriose, as minhas hormonas são tudo menos estáveis, por isso neste caso, a regra confirma-se. Em relação aos outros pontos do rosto vou começar a prestar mais atenção e a ver se realmente as tão indesejadas borbulhinhas podem estar relacionadas com os meus hábitos de alimentação e descanso.

Espero que tenham gostado deste post e que deixem o vosso feedback para saber se esta técnica funciona para vocês.

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

INSTAGRAM

Subscribe